A estruturação de um currículo para a faixa etária de 0 a 6 anos de idade requer antes a compreensão de que a Resolução 05/09 do CNE que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) figura como documento mandatório para os municípios contemplarem em suas propostas pedagógicas.
E para compreender melhor o que determinam os artigos das DCNEI faz-se necessária a leitura e compreensão do Parecer 20/09 do CNE que historiciza e esclarece as concepções de criança, de infância e de educação infantil as quais sustentam o entendimento do que deve pautar uma prática pedagógica que respeita dos direitos das crianças na educação infantil.
Destacam-se algumas referências para auxiliar na elaboração da proposta pedagógica (se encontram na página inicial do mais infância):
-POLÍTICA PÚBLICA (destaques)
- ARRIBAS, Teresa Lleixà (e colab.) Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- BASSEDAS, Eulália & HUGUET, Teresa & SOLÉ Isabel. Aprender e Ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
- BONDIOLI, Ana (org.). O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
- FARIA, V.; SALLES, F. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.
- GOLDSCHMIED, Elinor & JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: atendimento em creche. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
- SPODECK, B.; SARACHO, O. Ensinando crianças de três a oito anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.
-Sugestão como parâmetro para a estruturação do currículo da educação infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário