III ENCONTRO DO PROINFÂNCIA NO PARANÁ E X ENCONTRO REGIONAL SUL DO MIEIB

Nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2014 aconteceu em Curitiba o III Encontro do Proinfância no ParanáEste evento, promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica, configurou uma das ações previstas pelo assessoramento técnico-pedagógico aos municípios do Proinfânciada da região Sul, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão pela Diretoria de Políticas de Educação Especial. Reunindo os três Estados da região Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - também se constituiu pela articulação com o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, na realização concomitante do X Encontro Regional Sul do MIEIB. Sob tema central “A Educação Infantil no contexto das políticas públicas: demandas, ações e perspectivas”.

Com a finalidade de aproximar diferentes atores que incidem sobre a efetivação das políticas públicas na oferta da educação infantil, este evento pretendeu promover o debate em torno de questões que possam representar avanços no sentido da equidade e da qualidade desta etapa da Educação Básica. Tendo como perspectiva lançar proposições articuladas desses atores em prol do aprimoramento das políticas para a educação infantil, abordando as temáticas: "Educação Infantil como uma política de inclusão""Desafios e perspectivas da Educação Infantil - Qualidade, Financiamento e Acesso""Avaliação na e da Educação Infantil no âmbito das políticas públicas""A docência na Educação Infantil e as políticas de formação: um diálogo necessário entre os cursos de pedagogia, a gestão municipal e a Secretaria da Educação Básica", "Organização do espaço do Proinfância".

Veja a programação  
PROGRAMAÇÃO_síntese


ENDEREÇO PARA ASSISTIR AO EVENTO (em processo de edição)
TRANSMISSÃO AO VIVO DO III EPPR X ERSUL MIEIB_2014


DIA 07/04 (SEGUNDA)


Colegiado MIEIB restrito para representantes dos Fóruns dos estados



















PNE, CONAE e PME: perspectivas no contexto político atual - Daniel Cara (Campanha Nacional - FNE)















Consulte as apresentações abaixo, e faça suas questões ao Daniel Cara, aqui no blog Mais Infância ou pelo endereço proinfancia.pr@gmail.com


PNE EI_DANIEL CARA

FINANCIAMENTO DA EI_DANIEL CARA



Sobre os grupos temático do Fórum do X Encontro Regional Sul do MIEIB acesse o

BLOG DO FEIPAR










Mesa de abertura: MEC/SEB SECADI, UNDIME, MIEIB, MP-PR, TCE-RS, CEE-PR, SEED-PR, FORUMDIR-UFPR - Coordenação de Mesa: Prof.ª Rita Coelho (COEDI/SEB/MEC)



























Estiveram presentes na Mesa de Abertura:

Andrea do Rocio Caldas (FORUMDIR), Martinha Clarete Dutra dos Santos (SECADI), Rita de Cássia de Freitas Coelho (SEB), Marlene Oliveira dos Santos (MIEIB), Avanir Mastey (UNDIME-PR), Murillo José Digiácomo (MP-PR), Leo Arno Ritcher (TCE-RS), Carmem Lúcia Gabardo (CEE-PR), Telma Faltz Valério (SEED-PR)




19:30 - 20:30: Conferência "Educação Infantil como uma política de inclusão" - Martinha Clarete Dutra dos Santos - (SECADI). Coordenação: Daniele Marques Vieira - consultora do MEC  
O diálogo entre a educação infantil e a educação especial se configura em uma estratégia fundamental para adequar o atendimento às crianças brasileiras na primeira etapa da educação básica, pois considera a integralidade do sistema educacional e a totalidade do universo de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade no âmbito das políticas públicas.














Faça suas questões à Martinha aqui no blog Mais Infância ou pelo endereço proinfancia.pr@gmail.com




A APRESENTAÇÃO MUSICAL "BICHOS E BUCHICHOS" COM NÉLIO SPRÉA E GRUPO PARABOLÉ


Para contagiar a todos e todas pela vivência com uma das linguagens da educação infantil, convidamos Nélio Spréa e o Grupo Parabolé Educação e Cultura a abrilhantar a noite com uma apresentação musical. 
A Parabolé desenvolve projetos culturais que apresentam interesse educacional e social. Seus serviços são oferecidos a escolas públicas e particulares, empresas, secretarias municipais e estaduais de educação e cultura. 
Seus produtos são destinados a crianças, educadores, pais, pesquisadores e todo público interessado em cultura e educação. 







































Para maiores informações e contato com o Grupo Parabolé:
BICHOS E BUCHICHOS 





DIA 08/04 (TERÇA)




Mesa "Desafios e perspectivas da Educação Infantil - Qualidade, Financiamento e Acesso" – Leo Arno Richter (TCE-RS); Helenice Glorinha Machado Luchetta (UNDIME-SC). Francisco Coelho (FNDE). Mediação: Carlos Eduardo Sanches (Campanha pelo Direito à Educação) 

A contribuição dos órgãos e entidades representativas dos setores responsáveis por acompanhar, fiscalizar, orientar e propor ações efetivas em relação à oferta da educação infantil nos municípios, será apresentada por meio de experiências que têm promovido maior interlocução e eficiência no âmbito das políticas públicas em prol dos direitos das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.





























Consulte as apresentações abaixo, e faça suas questões aos palestrantes, aqui no blog Mais Infância ou pelo endereço proinfancia.pr@gmail.com

FINANCIAMENTO FNDE_FRANCISCO COELHO

RADIOGRAFIA EI TCE-RS_LEO ARNO RITCHER







Mesa: "Avaliação na e da Educação Infantil no âmbito das políticas públicas" – Marlene Oliveira dos Santos (GT Avaliação MIEIB/UFBA); Catarina de Souza Moro (Comissão de Especialistas INEP e GT de Avaliação UFPR). Representante do INEP Mediação: Rita Coelho (MEC/SEB) 
A Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI/SEB/MEC) tem promovido a construção de estratégias na interlocução com os diferentes setores da sociedade envolvidos com o campo da educação infantil, com intuito de problematizar o tema, articular os órgãos responsáveis pela gerência dos dados da oferta da educação infantil e, promover a discussão com a área no sentido de construir possibilidades de entendimento sobre a avaliação à luz das DCNEI. Mas, a compreensão da avaliação na educação infantil que orienta as políticas públicas exige, primeiramente, discernimento sobre a concepção que a sustenta, o que deve ser amplamente discutido para que haja consonância na implementação de ações no âmbito dos municípios.
































Consulte as apresentações abaixo, e faça suas questões às palestrantes, aqui no blog Mais Infância ou pelo endereço proinfancia.pr@gmail.com


AVALIAÇÃO EI INEP_TICIANE MARASSI

AVALIAÇÃO NA/DA EI_CATARINA MORO

AVALIAÇÃO EI MIEIB_MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS







Mesa: "A docência na Educação Infantil e as políticas de formação: um diálogo necessário entre os cursos de pedagogia, a gestão municipal e a Secretaria da Educação Básica" - Yvelise Arcoverde (DAGE/SEB/MEC); Andrea do Rocio Caldas (FORUMDIR) - Mediação: Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR) 
A docência na educação infantil tem sua problemática ancorada na formação inicial, seja na não definição do que é especifico da docência na educação infantil seja pela insuficiência  dos  conteúdos curriculares da Pedagogia e dos cursos de nível médio Magistério, ainda que este possa ser considerado significativo na trajetória profissional do professor. Em contrapartida, a formação continuada (e ainda a formação em serviço) a fim de contemplar a demanda do trabalho pedagógico com as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, têm se ocupado em sanar  as deficiências da formação inicial, Nesta contexto o CNE discute novas orientações para a formação do professor. Paralelamente a SEB vem implementando Especialização na Docência em educação infantil com a participação de 32 universidade federais.






























Consulte as apresentações abaixo, e faça suas questões às palestrantes, aqui no blog Mais Infância ou pelo endereço proinfancia.pr@gmail.com



FORMAÇÃO EI_YVELISE DE FREITAS SOUZA ARCO-VERDE

POLÍTICAS E POLÊMICAS_ANDREA DO ROCIO CALDAS

Fóruns da Região Sul: proposições para apresentação na Assembléia MIEIB





FÓRUM GAÚCHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL


















FÓRUM CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL






















FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PARANÁ














consulte a sistematização das discussões nos grupos temáticos REUNIÃO FEIPAR


DIA 09/04 (QUARTA)

Mesa: "Organização do espaço do Proinfância" - Maria da Graça Horn – consultora (COEDI/MEC). Debatedoras: Claudia Maria da Cruz, Daniele Marques Vieira, Simone Santos de Albuquerque, Débora Mello. 

Na implantação da expansão da oferta da educação infantil por meio  do Proinfância, a proposta pedagógica tem como um dos desafios a organização do espaço físico. A partir da observação de diferentes contextos, a COEDI, por meio de consultoria, tem promovido a avaliação e  o estudo de possibilidades de ocupação e ambientação da instituição. 

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS DAS UNIDADES DO PROINFANCIA - MARIA DA GRAÇA HORN

















Abaixo seguem os três Produtos realizados pela Prof.ª Maria da Graça de Souza Horn que englobam o disgnóstico da ocupação do espaço do Proinfância nas 5 regiões do país, a proposição de ocupação do espaço interno e a proposição de ocupação do espaço externo - referências para os municípios avaliarem seus espaços e realizarem suas intervenções à luz das DCNEI. 
Conheça os documentos e faça seus questionamentos e contribuições aqui no blog Mais Infância ou encaminhe para o endereço proinfancia.pr@gmail.com


PRODUTO 2 PROINFÂNCIA_Maria da Graça de Souza Horn

PRODUTO 3 PROINFÂNCIA_Maria da Graça de Souza Horn




Acesse o Mais Infância SC e acompanhe as discussões sobre o espaço pedagógico com a consultora Cláudia Maria da Cruz:
IV ETAPA REUNIÕES TÉCNICAS SC


PROJETO PROINFÂNCIA UFSM_DEBORA MELLO

PROJETO PROINFÂNCIA UFRGS_SIMONE DOS SANTOS ALBUQUERQUE




11:00 – 12:00 - Apresentação de experiência educacional inclusiva na educação infantil. Senhor Alderi Oldra (Secretário Municipal de Educação de Erechim/RS) e a Professora Manuela Basegio. Coordenadora: Vanda Rocha (MEC/SECADI).























Faça suas questões à equipe de Erechim, aqui no blog Mais Infância ou pelo endereço proinfancia.pr@gmail.com






ASSEMBLÉIA DO X ENCONTRO REGIONAL SUL DO MIEIB































Os fóruns da Região Sul apresentaram proposições a partir das discussões dos grupos temáticos articuladas ao que as mesas apontaram como perspectivas, com a definição de encaminhamentos aos setores responsáveis.

As definições da Assembléia do Regional Sul serão divulgadas no blog do FEIPAR

BLOG DO FEIPAR





MOMENTOS DE ENCONTROS




Delegação gaúcha - FGEI




Rita Coelho com Professoras e Pesquisadoras da UFPR

Coordenação do FEIPAR com Rita Coelho e Andrea Caldas


Nenhum comentário:

Postar um comentário