terça-feira, 12 de março de 2013

INFORMAÇÕES SOBRE O PROINFÂNCIA

Neste início de ano, em muitos municípios as equipes novas nas secretarias municipais de educação têm enfrentado a dificuldade por acesso à informações básicas de como proceder com relação à unidades novas de Proinfância. Nessa apropriação da realidade da educação infantil, é fundamental seguir alguns procedimentos. 

ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS:
1. Levantamento da demanda real do município em relação ao atendimento da faixa etária da educação infantil: para isso pode-se buscar a parceria com a Secretaria da Saúde, uma vez que os dados da vacina indicam a população infantil, e com isso se pode fazer estimativas para atender a demanda em um período mais curto de tempo.
2. Localizar onde há maior incidência da população infantil para identificar os possíveis terrenos para a construção de unidades do Proinfância.
3. Identificar no PAR os dados reais da demanda pela educação infantil: "maquiar" a realidade não favorece o município, pois com isso o mesmo deixa de receber o auxílio  que necessita.
4. Identificar no PAR as necessidades do município para a melhoria na qualidade da oferta da educação infantil: vagas, quadro profissional, formação continuada, equipamentos, materiais paradidáticos - brinquedos, livros de literatura infantil, literatura da área para o estudo dos adultos, CDs de música. 

Veja os links abaixo para iniciar o processo:

PROINFÂNCIA

PAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário