Neste início de ano, em muitos municípios as equipes novas nas secretarias municipais de educação têm enfrentado a dificuldade por acesso à informações básicas de como proceder com relação à unidades novas de Proinfância. Nessa apropriação da realidade da educação infantil, é fundamental seguir alguns procedimentos.
ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS:
1. Levantamento da demanda real do município em relação ao atendimento da faixa etária da educação infantil: para isso pode-se buscar a parceria com a Secretaria da Saúde, uma vez que os dados da vacina indicam a população infantil, e com isso se pode fazer estimativas para atender a demanda em um período mais curto de tempo.
2. Localizar onde há maior incidência da população infantil para identificar os possíveis terrenos para a construção de unidades do Proinfância.
3. Identificar no PAR os dados reais da demanda pela educação infantil: "maquiar" a realidade não favorece o município, pois com isso o mesmo deixa de receber o auxílio que necessita.
4. Identificar no PAR as necessidades do município para a melhoria na qualidade da oferta da educação infantil: vagas, quadro profissional, formação continuada, equipamentos, materiais paradidáticos - brinquedos, livros de literatura infantil, literatura da área para o estudo dos adultos, CDs de música.
Veja os links abaixo para iniciar o processo:
PROINFÂNCIA
PAR
Espaço para compartilhar ações, ideias, experiências e conhecimentos que valorizam a vivência da infância em contextos de educação infantil, a fim de promover reflexões e interlocuções acerca das propostas pedagógicas elaboradas para as unidades do Proinfância, nas quais se possa, à luz das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil delinear um possível, e viver no cotidiano o tempo de ser criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário