quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2012 - UFMT

  Aconteceu de 05 a 07 de novembro de 2012 em Cuiabá o Seminário Educação 2012, com a temática Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis - entre a sujeição e as possibilidades criativas"Crianças coisificadas não querem ser vistas de forma razoável. Elas querem um olhar mais azul!" Parafraseando Manoel de Barros.

Momentos do evento...





04.11.12 - Conferência de Abertura: "Um outro lado da vida nas instituições: as crianças que habitam os alunos, questões epistemológicas, teóricas, metodológicas e ética" - Prof.ª Dra. Manuela Ferreira (Universidade do Porto - Portugal)


05.11.12 - Conferência (Eixo 3): "A emergência do novo no aprender do bebê e da criança" - Prof. Dr. Bernd Fichtner (Universidade Siegen/Alemanha)



06.11.12 - Conferência (Eixo 3): "Geografia da infância no um diálogo com a educação infantil" - Prof; Dr. Jader Janer Moreira Lopes (GRUPEGI/UFF)

Comunicação de Trabalhos:
 "O movimento corporal no cotidiano da educação infantil: desafio para a prática educativa" - Angela Costa  MOVIMENTO CORPORAL NA EI E A PRÁTICA EDUCATIVA

  "Educação Infantil, espaço pedagógico e os eixos interações e brincadeira na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil" - Daniele Marques Vieira EDUCAÇÃO INFANTIL ESPAÇO EIXOS INTERAÇÕES E BRINCADEIRA

  "Brincadeira e pesquisa: um diálogo necessário" - Larissa Gonçalves e Emanuella Silveira Vasconcelos BRINCADEIRA E PESQUISA





  EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO "Sementes do nosso quintal" da cineasta Fernanda Heinz Figueiredo / sobre a experiência educativa da Te-Arte (SP) E DEBATE com: Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos (FEUSP), Cineasta Fernanda Heinz Figueiredo, Profª Ms. Elni Elisa Willms (UFMT), Prof.ª Dra. Lenira Haddad (UFAL) e a educadora brasileira Therezita - Thereza Soares Pagani (Te-Arte).
















  Depoimento Daniele - "A experiência de assistir ao documentário é quase indescritível porque as vivências observadas nas cenas imprimem pura emoção nos espectadores, é preciso vivê-la para chegar um pouco mais perto desse contexto. Agora assistindo ao pequeno fragmento do documentário no link abaixo, novamente me emocionei e as lágrimas de alegria me fizeram relembrar a minha experiência na Escola Trilhas em Curitiba. A alegria de visualizar nesse pequeno retrato da Te-Arte, o que tentamos compreender teorizar no âmbito da educação, discutir e problematizar com os sujeitos que respondem pelas ações diretas na formação de nossas crianças, a construção da sua essencialidade. O que é ser criança senão experimentar o mundo enriquecido de experiências, em um cenário que promove a interação com a natureza e outros sujeitos, e favorece que as individualidades aflorem e se constituam a partir das relações com pares - crianças e adultos? Assistir ao documentário me fez refletir sobre os elementos que as pesquisas atuais, principalmente, no âmbito dos estudos da sociologia da infância trazem para compreendermos a criança como o sujeito em foco no processo educativo. Se é no simples que as relações se estabelecem de forma verdadeira, no sentido do respeito ao outro, de compartilhar vivências, e de ser o que se é, a experiência da Te-Arte nos ensina muito, e como diria a Therzita 'Viu como dá pra fazer?'"



  Veja alguns fragmentos desse espaço "encantado" em que a criança vive sua infância pelo princípio de Brincar na Natureza.  TE-ARTE 



07.11.12 - Mesa 1 (Eixo 7): "Infância e Fenomenologia" - Marina Marcondes Machado (UFMG).





Mesa 2 (Eixo 7): "Violência contra criança: educação e direitos humanos" - José Pacheco (Escola da Ponte/Portugal)




O evento também propiciou o encontro fortuito com amigos e parceiros da caminhada, depois de quatro dias acabou, mas as relações que estabelecemos com nossos pares formarão a rede de nossos conhecimentos compartilhados.

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