quarta-feira, 28 de novembro de 2012

I ENCONTRO REGIONAL DO FEIPAR - CP3 CAMPO MOURÃO


  Aconteceu no dia 27 de novembro de 2012, no IMAPE em Campo Mourão, o I Encontro Regional do FEIPAR do Grupo de Trabalho de Educação Infantil da CP 3, que contou 86 inscritos e com a participação dos municípios de Altamira, Alto Paraíso, Araruna, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Farol, Fênix, Janiópolis, Goioerê, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Tebas, Peabiru, Quarto Centenário, Rancho Alegre D'Oeste, Roncador, Tuneiras do Oeste, Umuarama.  





  As palestrantes Daniele Marques Vieira (Assessora do Proinfância  COEDI/SEB/MEC) e Claudia Maria da Cruz (Suplente da CEB no CEE-PR) abordaram os temas "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: jornada integral e parcial; adequação do calendário escolar", "Corte Etário", "Educação Infantil no/do Campo", "Políticas Públicas para a Educação Infantil", "Financiamento e Recursos na Educação Infantil/Programas e Financiamentos", "Demanda x Qualidade/Estudos sobre a oferta e a demanda da Educação Infantil", "Obrigatoriedade da Emenda Constitucional 59, perspectivas da Educação Infantil até 2016". 











  As palestrantes participaram ainda da mesa temática sobre a "Formação Continuada na Educação Infantil e o Estágio Supervisionado nos Cursos de Pedagogia" para a qual haviam sido convidadas as instituições FECILCAM, FACULDADE INTEGRADO, FACULDADE CASTELO BRANCO, UNICAMPO, COLÉGIO ESTADUAL E NÚCLEO REGIONAL DE CAMPO MOURÃO, tendo comparecido apenas a FACULDADE INTEGRADO com as professoras Eliandra e Elaine. 

  Ao final do dia tirou-se como encaminhamento a sistematização dos destaques acerca da discussão apresentada envolvendo ações propostas pelo coletivo do evento, a ser dirigida aos órgãos competentes. 














EM BREVE A CARTA DE CAMPO MOURÃO SERÁ SOCIALIZADA.

sábado, 24 de novembro de 2012

DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA FUNDAMENTAR A OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM 2013

   Caras companheiras e companheiros de Educação Infantil, 
  Nesta terça, dia 27 de novembro estaremos em Campo Mourão no I Encontro Regional FEIPAR do Grupo de Trabalho de Educação Infantil CP3, discutindo temas como: 

  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (jornada integral e parcial);
  • Corte Etário - discussão e fundamentação teórica no que diz respeito ao corte etário;
  • Adequação do calendário escolar;
  • Educação no/do Campo.
  Encaminho documentos importantes para leitura a respeito dos temas:


Parecer CEE/CP Nº 03/12 de 05/10/12 - CORTE ETÁRIO

Artigo do Prof. Hédio Silva (em 17/04/2012) - SOBRE O CORTE ETÁRIO


Parecer CNE/CEB Nº 17/2012 (aguardando homologação) - ORIENTAÇÕES DA EI

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ENCONTRO NACIONAL DA UNCME EM GRAMADO-RS

  A UNCME realizou o XXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, na cidade de Gramado, RS, nos dias 17,18 e 19 de outubro de 2012, no Centro de Eventos da EXPOGRAMADO e reafirmou seu compromisso em defesa da qualidade da educação pública e na busca da autonomia dos Conselhos Municipais de Educação. Os compromissos fundamentados nos objetivos do Estado Democrático de Direito foram expressos em Carta aprovada no final do Encontro. Encaminho para conhecimento e divulgação junto a suas instituições


  Enviado por Edna Lopes - Coordenação da Uncme-AL e Coordenação do Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil


  Confira os compromissos afirmados CARTA DE GRAMADO - UNCME


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O FIM DO RECREIO

O curta-metragem O Fim do Recreio, de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa, produzido aqui em Curitiba está disponível na íntegra na internet. Cabe conferir para pensar um pouco sobre o brincar, o educar e o "perder tempo" na Educação. 


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

I ENCONTRO REGIONAL FEIPAR GRUPO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CP3

  É com muita alegria que socializo a programação do I ENCONTRO REGIONAL DO GRUPO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CP3 - CAMPO MOURÃO /FEIPAR que será realizado no dia 27 de novembro de 2012, com a oficialização do GTEI eCampo Mourão.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PIRAQUARA


  Na próxima semana acontecerá o I Seminário Municipal de Educação Infantl de Piraquara, com a socialização das práticas pedagógicas realizadas nos CMEIs, confira a data e o local no convite Seminário EI Piraquara

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2012 - UFMT

  Aconteceu de 05 a 07 de novembro de 2012 em Cuiabá o Seminário Educação 2012, com a temática Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis - entre a sujeição e as possibilidades criativas"Crianças coisificadas não querem ser vistas de forma razoável. Elas querem um olhar mais azul!" Parafraseando Manoel de Barros.

Momentos do evento...





04.11.12 - Conferência de Abertura: "Um outro lado da vida nas instituições: as crianças que habitam os alunos, questões epistemológicas, teóricas, metodológicas e ética" - Prof.ª Dra. Manuela Ferreira (Universidade do Porto - Portugal)


05.11.12 - Conferência (Eixo 3): "A emergência do novo no aprender do bebê e da criança" - Prof. Dr. Bernd Fichtner (Universidade Siegen/Alemanha)



06.11.12 - Conferência (Eixo 3): "Geografia da infância no um diálogo com a educação infantil" - Prof; Dr. Jader Janer Moreira Lopes (GRUPEGI/UFF)

Comunicação de Trabalhos:
 "O movimento corporal no cotidiano da educação infantil: desafio para a prática educativa" - Angela Costa  MOVIMENTO CORPORAL NA EI E A PRÁTICA EDUCATIVA

  "Educação Infantil, espaço pedagógico e os eixos interações e brincadeira na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil" - Daniele Marques Vieira EDUCAÇÃO INFANTIL ESPAÇO EIXOS INTERAÇÕES E BRINCADEIRA

  "Brincadeira e pesquisa: um diálogo necessário" - Larissa Gonçalves e Emanuella Silveira Vasconcelos BRINCADEIRA E PESQUISA





  EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO "Sementes do nosso quintal" da cineasta Fernanda Heinz Figueiredo / sobre a experiência educativa da Te-Arte (SP) E DEBATE com: Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos (FEUSP), Cineasta Fernanda Heinz Figueiredo, Profª Ms. Elni Elisa Willms (UFMT), Prof.ª Dra. Lenira Haddad (UFAL) e a educadora brasileira Therezita - Thereza Soares Pagani (Te-Arte).
















  Depoimento Daniele - "A experiência de assistir ao documentário é quase indescritível porque as vivências observadas nas cenas imprimem pura emoção nos espectadores, é preciso vivê-la para chegar um pouco mais perto desse contexto. Agora assistindo ao pequeno fragmento do documentário no link abaixo, novamente me emocionei e as lágrimas de alegria me fizeram relembrar a minha experiência na Escola Trilhas em Curitiba. A alegria de visualizar nesse pequeno retrato da Te-Arte, o que tentamos compreender teorizar no âmbito da educação, discutir e problematizar com os sujeitos que respondem pelas ações diretas na formação de nossas crianças, a construção da sua essencialidade. O que é ser criança senão experimentar o mundo enriquecido de experiências, em um cenário que promove a interação com a natureza e outros sujeitos, e favorece que as individualidades aflorem e se constituam a partir das relações com pares - crianças e adultos? Assistir ao documentário me fez refletir sobre os elementos que as pesquisas atuais, principalmente, no âmbito dos estudos da sociologia da infância trazem para compreendermos a criança como o sujeito em foco no processo educativo. Se é no simples que as relações se estabelecem de forma verdadeira, no sentido do respeito ao outro, de compartilhar vivências, e de ser o que se é, a experiência da Te-Arte nos ensina muito, e como diria a Therzita 'Viu como dá pra fazer?'"



  Veja alguns fragmentos desse espaço "encantado" em que a criança vive sua infância pelo princípio de Brincar na Natureza.  TE-ARTE 



07.11.12 - Mesa 1 (Eixo 7): "Infância e Fenomenologia" - Marina Marcondes Machado (UFMG).





Mesa 2 (Eixo 7): "Violência contra criança: educação e direitos humanos" - José Pacheco (Escola da Ponte/Portugal)




O evento também propiciou o encontro fortuito com amigos e parceiros da caminhada, depois de quatro dias acabou, mas as relações que estabelecemos com nossos pares formarão a rede de nossos conhecimentos compartilhados.