
A reunião técnica focalizou no período da manhã a (re)elaboração da Proposta Pedagógica quanto à organização dos grupos etários, a formação dos professores e as especificidades da docência na educação infantil - formação inicial e a formação continuada. No período da tarde foi realizada visita à "Supercreche" - unidade do Proinfância - e a apresentação das experiências dos municípios de Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Umuarama e Maringá acerca da oferta da educação infantil. Dentre os aspectos abordados destacam-se o acompanhamento da obra e implementação da unidade do Proinfância, a construção coletiva da Proposta Pedagógica, e o concurso para profissionais dessa etapa - nesse quesito observou-se a diversidade de denominações que ainda estão presentes no contexto da educação infantil e que precisam ser revistas atendendo a legislação.
Confira aqui as apresentação de Campo Mourão, Maringá e Umuarama.
Confira aqui as apresentação de Campo Mourão, Maringá e Umuarama.
Vivo um sonho mágico,bonito,estruturado,adequado,enriquecedor,
ResponderExcluirdesperta o sentimento do conhecimento e leva ao acesso.Quem tem a oportunidade de desenvolver suas ações e práticas educacionais em uma unidade proinfância, sabe bem qual é esse sentimento.
Trabalhar a democratização do ensino nos primeiros 6 anos de vida é essencial para melhorar o índice de aprendizado das crianças, estimular desde cedo a busca pelo conhecimento e eliminar as diferenças de origem socio-econômica, desenvolvendo assim naturalmente aspectos físico, cognitivo, afetivo e social dos nossos pequenos.
Obrigada Daniele, foi maravilhoso ouvir de você e dos demais colegas de outros municipios suas vivências e experiências e com ações pedagógicas e educacionais buscar para o contexto da Educação Infantil medidas concretas que a legislação consiga dar amparato para construirmos coletivamente com as nossas crianças uma sociedade mais humana, justa e igualitária.
Cláudia Aparecida Soares.Gestora CM/PR