sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O PROINFÂNCIA NO SUL

Nesta segunda, dia 19 de agosto de 2013, o Fórum Gaúcho de Educação Infantil promoveu discussão sobre o Proinfância e nesta oportunidade, Daniele Marques Vieira realizou a apresentação da experiência do assessoramento técnico-pedagógico aos municípios do Proinfância no PR durante o ano de 2012. Também apresentaram sobre o andamento dos Projetos de Assessoramento do Proinfância no RS, Cleonice Tomazzetti pela Universidade Federal de Santa Maria, Maria Luíza Flores e Simone Albuquerque pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Após as exposições o debate versou sobre vários aspectos pertinentes ao contexto de implantação da oferta da educação infantil no Proinfância, com destaque ao assessoramento como oportunidade de ampliação das ações da universidade junto aos municípios com foco na formação continuada, bem como da constituição de rede de relações entre os parceiros em prol da oferta da educação infantil com qualidade.
Também refletiu-se criticamente sobre a fragilidade da prática pedagógica observada em unidades do Proinfância decorrente de parâmetros escolarizadores, em que a ênfase recai para a apropriação de conteúdos relativos ao ensino da língua e com isso a organização do espaço se estrutura no exemplo do ensino fundamental, o que se evidencia pelo quadro negro, o alfabeto fixado na parede, a mesa da professora diante das carteiras enfileiradas.







Prof.ª Zilma de Oliveira dando sua contribuição no debate do FGEI sobre novos encaminhamentos acerca das creches universitárias.


Um comentário:

  1. Obrigada Dani... A lembrança de fazer fotos nos diferentes eventos em que participamos nos ajudam a dar publicidade aos projetos aos quais nos dedicamos. Aproveito para divulgar o blog Mais Infância... Cleo

    ResponderExcluir