quarta-feira, 26 de junho de 2013

NOTÍCIAS DO PNE - CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

Um ano após a vitória do PNE, veio a conquista que pode viabilizá-lo.

No começo da noite de 26 de junho de 2012, a sociedade civil, em interlocução com parlamentares comprometidos com os direitos sociais, conquistou a aprovação de 10% do PIB para a educação pública, como meta viabilizadora do novo PNE (Plano Nacional de Educação).
Hoje, nos primeiros minutos de 26 de junho de 2013, agora no plenário da Câmara dos Deputados, em parceira com os mesmos parlamentares, novamente a sociedade civil acumulou outra decisiva vitória: vincular 75% das receitas com royalties do petróleo para educação pública e 50% do Fundo Social do Pré-sal, ambos como fontes de recursos para viabilizar o novo PNE.
Articulada com tantas outras entidades e organizações do movimento educacional, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação desempenhou seu papel: produziu estudos e argumentos técnicos, dialogou com a impressa, mobilizou ativistas e construiu consensos com parlamentares de todos os partidos, além de interagir com representantes do Poder Executivo, em especial do Ministério da Educação.
Na vitória de hoje, fortalecido pela onda de manifestações que tomaram todo o país, o movimento educacional não arredou o pé do plenário da Câmara dos Deputados até a votação do projeto. Ou seja, mais do que nunca, a vinculação dos recursos petróleo à educação e saúde é uma vitória do povo brasileiro, em especial dos jovens que tomaram as ruas do país.
Agora a arena de disputa é o Senado Federal. Tanto para aprovar o PNE, como para deliberar pela vinculação da receita do petróleo para educação pública e saúde.
Hoje foi dado mais um passo. Um passo tão importante quanto todos os anteriores. Nada ainda está resolvido, mas caminhamos. E se é verdade que a estrada é longa, pois exigimos a universalização do direito à educação pública de qualidade para todos e todas, a disposição de percorrê-la, enfrentando todo e qualquer obstáculo, é ainda maior.
Somos e seremos incansáveis, sempre articulados com o movimento sindical, movimento estudantil, movimentos sociais, ONGs, gestores, conselheiros de educação e entidades de pesquisa.
E há poucas horas retomamos no Senado Federal nossa luta por um “PNE pra Valer!”, que seja capaz de garantir a educação que o Brasil quer e precisa.
E não podemos esperar por 26 de junho de 2014 para novas vitórias.
#VaiCampanha!

Veja também:

terça-feira, 25 de junho de 2013

AJUDE O BLOG MAIS INFÂNCIA A FICAR CADA VEZ MELHOR

  Participe, você também, da enquete sobre o blog "mais infância". É uma pesquisa rápida e objetiva, mas que irá nos ajudar a melhorar o blog cada vez mais. Você pode acessá-la pelo link ou no menu acima (Participe - Enquete).
  Agradecemos sua colaboração!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

REUNIÃO DE CONSULTORES DO PROINFANCIA NO MEC

Nos dias 13 e 14 de junho, a Coordenação Geral de Educação Infantil - COEDI/SEB/MEC - realizou reunião com novos consultores a fim de encaminhar o assessoramento técnico-pedagógico ao PROINFANCIA em 16 estados brasileiros. Nesta oportunidade o Secretário da Educação Básica, Romeu Caputo, enfatizou a importância dessa ação para a efetivação da política nacional da educação infantil que prevê a ampliação de vagas com a qualidade. A Prof.ª Rita Coelho, Coordenadora Geral da COEDI, contextualizou a política nacional da educação infantil e as ações do MEC, delineou os encaminhamentos para o assessoramento, e apresentou as representantes das entidades parceiras no desenvolvimento dessas ações, Cristina Teodoro Trinidad, da UNESCO, e Márcia Morechi, da OEI, além da presença da consultora Elisabet Ristow que realizou trabalho pela OEI na zona de fronteira entre PR e MS. A reunião transcorreu com a apresentação da política nacional pela equipe da COEDI; com a participação de Daniele Marques Vieira que realizou o assessoramento técnico-pedagógico do Proinfância no Paraná em 2012, e socializou sua experiência com as demais consultoras; e também com a participação da Prof.ª Maria da Graça Horn, que desenvolverá uma pesquisa sobre a ocupação dos espaços do Proinfância.





















As novas consultoras do Proinfância:


Ana Lúcia Peixoto de Brito - PA e AP
Carolina Velho - RO, MT, AC
Claudia Maria da Cruz - SC
Claudia Martins - TO
Edna Oliveira da Paz - PB
Iany Bessa Silva Menezes - CE
Maria Aparecida Camarano Martins - GO
Maria de Fátima Simas Malheiro - RJ
Mirella Villa de Araujo Tuncunduva da Fonseca - MS
Patrícia Gomes Siqueira - PE
Sonia Maria de Melo Barbosa -  MA e PI
Valdete Coco - ES

PESQUISA COM CRIANÇAS - PROF.ª NATÁLIA FERNANDES (PORTUGAL)


  Aconteceu no dia 04/06/13 o Seminário “Pesquisa Participativa com Crianças” com a Profa. Dra. Natália Fernandes – Portugal (Departamento de Ciências Sociais de Educação/UMINHO), na sala Homero de Barros, da Universidade Federal do Paraná. Evento promovido pelo NEPIE/UFPR e contando com apoio da PPGE, nesta oportunidade compuseram a mesa de abertura o Prof. Paulo Vinícius Silva, representando a PPGE-UFPR, as professoras Gizele de Souza e Marynelma C. Garanhani, representando o NEPIE-UFPR, e a Prof.ª Angela Coutinho, que coordenou o evento. A Prof.ª Natália Fernandes apresentou uma perspectiva histórica da Sociologia da Infância, sob as vistas do Núcleo de Pesquisa da UMINHO, e delineou a temática do Seminário compartilhando também sua experiência como pesquisadora.







  Abaixo conheça dois textos produzidos pela autora que denotam a participação da criança como sujeito de direitos.


 CIDADANIA                                               INFÂNCIA E DIREITOS


A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO - SALTO PARA O FUTURO

Programa Salto para o Futuro – TV Escola

Edição 11/2013: Educação Infantil no campo
No ar: segunda-feira, 17 de junho de 2013, às 17 horas (Reprise às 21h).
Debate ao Vivo: quarta-feira, dia 19 de junho de 2013, às 17 horas (Reprise às 21h).

Internet: TV BRASIL         SALTO PARA O FUTURO

             
TV ESCOLA: 
SKY - Canal 112
VIVO

Vivo TV (DTH) - Canal 694
Vivo TV São Paulo (Cabo) - Canal 188
Vivo TV Curitiba - Canal 188
Vivo TV Foz do Iguaçu - Canal 9
Vivo TV Florianópolis - Canal 9

Claro TV - Canal 123
OI TV (DTH) - Canal 24
GVT - Canal 235
NET
São Paulo - Canal 8
Brasília - Canal 4
Belo Horizonte - Canal 15
Rio de Janeiro - Canal 15
(para outras cidades consulte a sua programação local)


Assista à programação 24 horas no ar, no endereço:TV ESCOLA


Educação Infantil no campo

  A temática “Educação Infantil do/no Campo” é nova no Brasil. Sua trajetória de construção vem desafiando pesquisadores, gestores, professores, movimentos sociais e sindicais a dialogarem entre si. As questões que se apresentam para a efetivação de políticas públicas para a educação infantil do/no campo implicam a inextricável relação dialógica entre os saberes pertinentes a Educação Infantil e suas bases legais, assim como às discussões, conceitos e demandas advindos da Educação do Campo. O reconhecimento de que esse é um debate que precisa avançar em ambas as áreas, e, mais ainda, de que elas precisam enfrentar com vistas à superação de invisibilidades, seja em relação ao acesso como também a qualidade do atendimento para os bebês e as crianças pequenas que residem n o campo, é, a nosso ver, um primeiro e primordial passo a ser dado na garantia de direitos ao exercício pleno da cidadania

sexta-feira, 7 de junho de 2013

AS PUBLICAÇÕES SOBRE A EI NO SALTO PARA O FUTURO

Vejam o link da Revista Eletrônica do Salto para o Futuro e acompanhe as discussões sobre a Educação Infantil:




Nos cadernos específicos você encontra textos importantes sobre os temas:



segunda-feira, 3 de junho de 2013

AS DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO SALTO PARA O FUTURO

Acesse o link abaixo e confira no SALTO PARA O FUTURO o debate sobre as Novas Diretrizes para a Educação Infantil.

2º ENCONTRO DA JORNADA DO FEIPAR EM LONDRINA - GTEI PÉ VERMELHO

Na última segunda, dia 27/05/13, aconteceu no NRE de Londrina o 2º Encontro da Jornada do FEIPAR, promovido pelo GTEI Pé Vermelho, com a participação da Prof.ª Marta Silene Ferreira de Barros (UEL), que abordou o tema "O ensino e a sua importância no desenvolvimento psíquico da criança de zero a cinco anos, à luz da teoria histórico-cultural".